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MÚSICAS
BAMBUZAIS
“BAMBUZAIS “ é um trabalho contemporâneo de integração de música, lutheria, artes plásticas, resultado de uma pesquisa que remete à descoberta de novas sonoridades, plasticidades e estética. Nas composições, são utilizados instrumentos de sopros, cordas, percussão e esculturas sonoras, criados e construídos com matéria – prima orgânica como bambu, cabaça, madeira, pedra, argila e matérias sintéticas como plástico, vidro, pedra, papel, metal e sucatas. O resultado musical é a fusão de diferentes e novos timbres e a harmonia entre a matéria prima e o refinamento sonoro, o que possibilita englobar elementos musicais de diferentes etnias e estéticas.
Componentes: Fernando Sardo, Miriam Matsuda, Bira Azevedo, Flávio Cruz.
Musicas: Bambuzais. Selva. Manhã de Outono. Ciclo das Águas. A Garça e o Lago. Caminho. Libélula. Tribo. Ser – TAO. Dona Antônia Vendo a Chuva. Passarada

Infinito
Infinito” é um trabalho contemporâneo de integração de música, lutheria, artes visuais, resultado de uma pesquisa que remete à
descoberta de novas sonoridades, plasticidades e estética.
Nas composições são utilizadas esculturas sonoras e instrumentos de sopros, cordas, percussão e esculturas sonoras, criados e
construídos com matéria – prima orgânica como bambu, cabaça, madeira, pedra, argila e matérias sintéticas como plástico,
vidro, pedra, papel, metal e sucatas.
O resultado musical é a fusão de diferentes e novos timbres e a harmonia entre a matéria prima e o refinamento sonoro, o que
possibilita englobar elementos musicais de diferentes etnias e estéticas.

Signos
“ É um trabalho que Integra música, lutheria, artes visuais, resultado de uma pesquisa que remete à descoberta de novas sonoridades e plasticidades
Fixa técnica – Criação e construção dos instrumentos musicais e esculturas sonoras, composições musicais e execução musical de Fernando Sardo.
Gravação e mixagem – Fernando Sardo
Masterização – Rodrigo Rossi
Capa – Desenhos - Fernando Sardo
Montagem gráfica -
Nas composições são utilizadas esculturas sonoras e instrumentos musicais de sopros, cordas, percussão, criados e construídos com matéria – prima orgânica como bambu, cabaça, madeira, pedra, argila e matérias sintéticas como plástico, vidro, pedra, papel, metal e sucatas.
O resultado musical é a fusão de diferentes e novos timbres e a harmonia entre a matéria prima e o refinamento sonoro, o que possibilita englobar elementos musicais de diferentes etnias e estéticas.
As esculturas sonoras em suas formas plásticas e em suas sonoridades, são símbolos, signos de da trajetória do espírito do espírito observador mundo físico e metafísico.
Principia no “ SOL “ luz e calor fonte da vida, os quatro elementos “ FÔGO, ÁGUA , AR, TERRA Cria a “ GALAXIA” possibilita o “OCEANO “ , a “ MONTANHA”, viaja no “VENTO”, gota de “ ORVALHO” atravessa o “PORTAL” contempla o “INFINITO” ser “ANIMA“ finda seu ciclo na eterna“ NASCENTE”

Músicas:
1 - Fogo,- 2 Ar, 3 - Água, 4- Terra, 5 - Galáxia, 6 - Oceano, 7 - Montanha, 8 - Vento, 9 - Orvalho, 10- Portal, 11- Infinito, 12- Anima, 13- Nascente.
GEM
DESSINTETIZADOR
“ Dessintetizador” GEM - Grupo de Música Experimental
O Grupo Experimental de Música, GEM, integra em seu trabalho música, luteria e a artes-visuais, os integrantes trabalham com diversos tipos de materiais, sendo orgânicos como cabaça, bambu, madeira, argila, pedra e sintéticos, sucatas como metal , plástico, borracha e papel para criar fontes sonoras;
Aerofones, Idiofones, Membranofones e Cordofones, integrados às artes plásticas .
Em 2003 com o resultado desta pesquisa criaram um único instrumento, uma instalação sonora “ O Dessintetizador “ com o qual trabalham também a pesquisa de novos sons, criação e interpretação musical.
O GEM foi criado em uma das oficinas de música e lutheria experimental ministrada por Fernando Sardo na EMIA, Escola municipal de Iniciação Artística de Santo André em 2004

GEM - Componentes :
Fernando Sardo, Fábio Marques, Flávio Cruz,
Rodrigo Olivério Bira Azevedo, Luciano Sallun
Musicas
-
Dessintetizador
-
Origem
-
Labirinto
-
Roda vai
-
Trem
-
Cozinha

Ya Nur
Fernando Sardo pesquisa música e constrói instrumentos musicais de cordas, sopros e percussão de diversas culturas e épocas, há 26 anos. Esse interesse surgiu ainda como estudante na faculdade de música, quando sentiu a necessidade de acrescentar outros conhecimentos e estéticas a sua formação universitária. Com residência na grande São Paulo que tem como característica ser também um centro cosmopolita, teve contato com as colônias e com as música das culturas sendo a japonesa, árabe, indiana, africana, européia, latino-americana e indígena brasileira. Desse contato surgiu a grande variedade de instrumentos típicos que reproduziu e estudou.Vários trabalhos musicais resultaram desta pesquisa, destacando –se o grupo Ya Nur, que agrega em suas composições a música oriental e ocidental . 0 “ Ya Nur “ foi formado em São Paulo no ano de 1990, e tem como característica em suas músicas a integração estética de diversas culturas.Utiliza em suas composições elementos estéticos e instrumentos musicais de diversas etnias pesquisados e construídos por Fernando Sardo
Componentes:Fernando Sardo, Flávio Alarsa, Bira Azevedo, Jorge Menezes
Músicas :Flor de Pessegueiro, Hikari, Coração da Mata, Condor, Ares, Andinos, Dança do Sol, Mundos da Terra, Toada , Medieval, Raga Yayoi, Cor de Oásis, Sentindo o Vento, Reflexo Lunar.
Reflexos do Sol Nascente
Uma expressão contemporânea com as influênciasda música e da alma japonesa.Este trabalho apresenta “Paisagens Sonoras do Japão” integradas as sonoridades de esculturas sonoras e de instrumentos musicais de cordas sopros e percussão.Entre os anos de 1980 e 1990 , Fernando Sardo pesquisou Fernando Sardo a música japonesa, estudou e construiu os instrumento musicais Koto e Shakurrash, esta pesquisa de música elutheria étnica abriu novos caminhos para a descoberta de novas sonoridades.Criou e construiu esculturas sonoras e instrumentos musicaisde cordas, sopros e percussão utilizando diversas matérias primas sendo:Matérias primas orgânicas como cabaça, bambu, madeira, argila e pedra e com as matérias primas sintéticas como metais, plástico, vidro, borracha, papel e sucatas. Neste trabalho “Reflexos do Sol Nascente “, Fernando Sardo une em suas composições estes dois universos; a sonoridade da música tradicional japonesa e a sonoridade das esculturas sonoras e dos instrumentos musicais criados.

Lírios
ÓPERA - LÍRIOS
Trabalho realizado em 1982
Integrando musica, artes cênicas e artes visuais.
SETE FASES DA SEMENTE DA CRIAÇÃO
O Todo
O ser se separa do Todo
O ser se separa dos outros Seres
O ser se separa de Si mesmo
KAOS
O Ser se encontra em Si mesmo
O Ser se encontra nos outros Seres
O Ser se encontra no Todo
O Todo

Doce de Lírio
Grupo: Doce de Lírio
Trabalho realizado em 1980
Músicas :
Corrente Umbilical
La Vai Uma Cabeça
E o Nego Nunca Mais Acordou
Fusca Abacate
Seis Horas da Tarde
Índio
Terra

TRILHAS SONORAS
Trilhas sonoras para espetáculos de dança, teatro, cinema e televisão.
- Participação de Fernando Sardo e GEM na trilha sonora do filme "O Menino e o Mundo"
Sonoridades:
BRASIL
AMÉRICA LATINA
AMÉRICA DO NORTE
EUROPA
ÁFRICA
ÁSIA
OCEANIA
CONTEMPORÂNEO

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