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MÚSICAS

BAMBUZAIS
“BAMBUZAIS “ é um trabalho contemporâneo de integração de música, lutheria, artes plásticas, resultado de uma pesquisa que remete à descoberta de novas sonoridades, plasticidades e estética. Nas composições, são utilizados instrumentos de sopros, cordas, percussão e esculturas sonoras, criados e construídos com matéria – prima orgânica como bambu, cabaça, madeira, pedra, argila e matérias sintéticas como plástico, vidro, pedra, papel, metal e sucatas. O resultado musical é a fusão de diferentes e novos timbres e a harmonia entre a matéria prima e o refinamento sonoro, o que possibilita englobar elementos musicais de diferentes etnias e estéticas.

Componentes: Fernando Sardo, Miriam Matsuda, Bira Azevedo, Flávio Cruz.

Musicas: Bambuzais. Selva. Manhã de Outono. Ciclo das Águas. A Garça e o Lago. Caminho. Libélula. Tribo. Ser – TAO. Dona Antônia Vendo a Chuva. Passarada

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Infinito
 
 

Infinito” é um trabalho contemporâneo de integração de música, lutheria, artes visuais, resultado de uma pesquisa que remete à
descoberta de novas sonoridades, plasticidades e estética.
Nas composições são utilizadas esculturas sonoras e instrumentos de sopros, cordas, percussão e esculturas sonoras, criados e
construídos com matéria – prima orgânica como bambu, cabaça, madeira, pedra, argila e matérias sintéticas como plástico,
vidro, pedra, papel, metal e sucatas.
O resultado musical é a fusão de diferentes e novos timbres e a harmonia entre a matéria prima e o refinamento sonoro, o que
possibilita englobar elementos musicais de diferentes etnias e estéticas.
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Signos
 
“ É um trabalho que Integra música, lutheria, artes visuais, resultado de uma pesquisa que remete à descoberta de novas sonoridades e plasticidades 
Fixa técnica – Criação e construção dos instrumentos musicais e esculturas sonoras, composições musicais e execução musical de Fernando Sardo. 
Gravação e mixagem – Fernando Sardo
Masterização – Rodrigo Rossi
Capa – Desenhos - Fernando Sardo
Montagem gráfica - 

Nas composições são utilizadas esculturas sonoras e instrumentos musicais de sopros, cordas, percussão, criados e construídos com matéria – prima orgânica como bambu, cabaça, madeira, pedra, argila e matérias sintéticas como plástico, vidro, pedra, papel, metal e sucatas.
O resultado musical é a fusão de diferentes e novos timbres e a harmonia entre a matéria prima e o refinamento sonoro, o que possibilita englobar elementos musicais de diferentes etnias e estéticas. 
As esculturas sonoras em suas formas plásticas e em suas sonoridades, são símbolos, signos de da trajetória do espírito do espírito observador mundo físico e metafísico.
Principia no “ SOL “ luz e calor fonte da vida, os quatro elementos “ FÔGO, ÁGUA , AR, TERRA Cria a “ GALAXIA” possibilita o “OCEANO “ , a “ MONTANHA”, viaja no “VENTO”, gota de “ ORVALHO”  atravessa o “PORTAL” contempla o “INFINITO” ser “ANIMA“ finda seu ciclo na eterna“ NASCENTE”
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Músicas: 
1 - Fogo,-  2 Ar, 3 - Água, 4- Terra, 5 - Galáxia, 6 - Oceano, 7 - Montanha, 8 - Vento, 9 - Orvalho, 10- Portal, 11- Infinito, 12- Anima, 13- Nascente.
  GEM
 
DESSINTETIZADOR
 
“ Dessintetizador”  GEM - Grupo de Música Experimental
O Grupo Experimental de Música, GEM, integra em seu trabalho música, luteria e a artes-visuais, os integrantes trabalham com diversos tipos de materiais, sendo orgânicos como cabaça, bambu, madeira, argila, pedra e sintéticos, sucatas como metal , plástico, borracha e papel para criar fontes sonoras;
Aerofones, Idiofones, Membranofones e Cordofones, integrados às artes plásticas .

Em 2003 com o resultado desta pesquisa  criaram um único instrumento, uma instalação sonora  “ O Dessintetizador “ com o qual trabalham também a pesquisa de novos sons, criação e interpretação musical.
O GEM foi criado em uma das oficinas de música e lutheria experimental ministrada por Fernando Sardo na EMIA, Escola municipal de Iniciação Artística de Santo André em 2004
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GEM - Componentes :

 

Fernando Sardo, Fábio Marques, Flávio Cruz, 

Rodrigo Olivério Bira Azevedo, Luciano Sallun

 Musicas

 

  1. Dessintetizador 

  2. Origem

  3. Labirinto

  4. Roda vai 

  5. Trem

  6. Cozinha​

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Ya Nur
Fernando Sardo pesquisa música e constrói instrumentos musicais de cordas, sopros e percussão de diversas culturas e épocas, há 26 anos. Esse interesse surgiu ainda como estudante na faculdade de música, quando sentiu a necessidade de acrescentar outros conhecimentos e estéticas a sua formação universitária. Com residência na grande São Paulo que tem como característica ser também um centro cosmopolita, teve contato com as colônias e com as música das culturas sendo a japonesa, árabe, indiana, africana, européia, latino-americana e indígena brasileira. Desse contato surgiu a grande variedade de instrumentos típicos que reproduziu e estudou.Vários trabalhos musicais resultaram desta pesquisa, destacando –se o grupo Ya Nur, que agrega em suas composições a música oriental e ocidental . 0 “ Ya Nur “ foi formado em São Paulo no ano de 1990, e tem como característica em suas músicas a integração estética de diversas culturas.Utiliza em suas composições elementos estéticos e instrumentos musicais de diversas etnias pesquisados e construídos por Fernando Sardo

Componentes:Fernando Sardo, Flávio Alarsa, Bira Azevedo, Jorge Menezes

Músicas :Flor de Pessegueiro, Hikari, Coração da Mata, Condor, Ares, Andinos, Dança do Sol, Mundos da Terra, Toada , Medieval, Raga  Yayoi, Cor de Oásis, Sentindo o Vento, Reflexo Lunar.

Reflexos do Sol Nascente
Uma expressão contemporânea com as influênciasda música e da alma japonesa.Este trabalho apresenta “Paisagens Sonoras do Japão” integradas as sonoridades de esculturas sonoras e de instrumentos musicais de cordas sopros e percussão.Entre os anos de 1980 e 1990 , Fernando Sardo pesquisou Fernando Sardo a música japonesa, estudou e construiu os instrumento musicais Koto e Shakurrash, esta pesquisa de música elutheria étnica abriu novos caminhos para a descoberta de novas sonoridades.Criou e construiu esculturas sonoras e instrumentos musicaisde cordas, sopros e percussão utilizando diversas matérias primas sendo:Matérias primas orgânicas como cabaça, bambu, madeira, argila e pedra e com as matérias primas sintéticas como metais, plástico, vidro, borracha, papel e sucatas. Neste trabalho “Reflexos do Sol Nascente “, Fernando Sardo une em suas composições estes dois universos; a sonoridade da música tradicional japonesa e a sonoridade das esculturas sonoras e dos instrumentos musicais criados.
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Lírios 

ÓPERA - LÍRIOS 
Trabalho realizado em 1982
Integrando musica, artes cênicas e artes visuais.

SETE FASES DA SEMENTE DA CRIAÇÃO

 
O Todo
O ser se separa do Todo
O ser se separa dos outros Seres
O ser se separa de Si mesmo
KAOS
O Ser se encontra em Si mesmo
O Ser se encontra nos outros Seres
O Ser se encontra no Todo
O Todo
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Doce de Lírio
 
Grupo: Doce de Lírio
 
Trabalho realizado em 1980
 
Músicas :
 
Corrente Umbilical
La Vai Uma Cabeça
E o Nego Nunca Mais Acordou
Fusca Abacate
Seis Horas da Tarde
Índio
Terra
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TRILHAS SONORAS

Trilhas sonoras para espetáculos de dança, teatro, cinema e televisão.

- Participação de Fernando Sardo e GEM na trilha sonora do filme "O Menino e o Mundo"
 
Sonoridades:
 
BRASIL 
 
AMÉRICA LATINA 
 
AMÉRICA DO NORTE
 
EUROPA 
 
ÁFRICA
 
ÁSIA 
 
OCEANIA
 
CONTEMPORÂNEO
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